Advogado João Casillo e produtora cultural Regina Casillo são homenageados na Assembleia Legislativa 15/08/2024 - 12:11
Em um momento memorável, marcado pelo reconhecimento a uma das grandes personalidades jurídicas do estado, a Assembleia Legislativa entregou o título de Cidadão Honorário do Paraná ao advogado João Casillo, renomado profissional do Direito brasileiro, durante sessão solene realizada na noite desta terça-feira (13). A homenagem celebrou a trajetória e as contribuições de Casillo aos setores jurídico e empresarial paranaense.
“O estado do Paraná tem um grande significado para minha família. Minhas filhas e netos são paranaenses”, disse o advogado e professor João Casillo, que nasceu em São Paulo, mas há cerca de 70 anos vive aqui. Ele agradeceu a honraria, falou brevemente sobre sua trajetória e da alegria proporcionada por esse momento. “O Paraná é um estado que foi amigo, solidário”, observou. Ele fez questão de lembrar e agradecer a colaboração dos membros do escritório, à família e as inúmeras pessoas e entidades que o apoiaram ao longo dos anos. “Ninguém faz nada sozinho”, ensinou. “Pretendo ainda ir muito longe”, acrescentou.
Na ocasião, a advogada e produtora cultural Regina Casillo, esposa de João Casillo, recebeu uma homenagem especial: um diploma de Menção Honrosa, em reconhecimento aos notáveis serviços prestados aos paranaenses nas áreas de arte e cultura, e pelas comemorações dos 32 anos do Solar do Rosário. Ela, que é idealizadora do espaço e o administra até hoje, manifestou sua gratidão e desejo de continuar trabalhando para fazer prosperar a cultura. Recordou que nasceu no Rio de Janeiro, mas adotou Curitiba como sua cidade do coração, onde vive há mais de 50 anos. “Estou bastante emocionada. É um momento muito feliz e significativo. Momento único para mim e para o Casillo”, afirmou.
O proponente, deputado Ney Leprevost (União), enalteceu a importância da solenidade sublinhou que o título de Cidadania Honorária e a Menção Honrosa foram aprovados por unanimidade pelos deputados estaduais.
Desenvolvimento empresarial e jurídico - Nascido em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, em 1º de março de 1944, João Casillo criou raízes em Curitiba, onde estabeleceu um dos escritórios de advocacia mais premiados do Brasil. Filho de Eugenio Casillo e Dyjanir Teixeira Casillo, casou-se com Regina de Barros Correia Casillo, a fundadora do Solar do Rosário. O casal teve três filhas: Patrícia, Angela e Lucia. Casillo possui uma carreira acadêmica e profissional, com pós-graduação, mestrado e doutorado, além de cursos em instituições de prestígio como Strasbourg, Harvard e Oxford. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é membro de câmaras de comércio e associações internacionais, além de ser cônsul honorário do Reino da Bélgica. Com mais de cinco décadas de atuação na área do Direito Empresarial, lidera a equipe do Casillo Advogados, prestando serviços jurídicos para empresas nacionais e estrangeiras. Com todas as suas contribuições, foi reconhecido com diversos títulos, incluindo Professor Emérito da Faculdade de Direito de Curitiba, Cidadão Honorário de Curitiba e Ponta Grossa, Grande Oficial da Ordem Estadual do Pinheiro e a comenda “Chevalier de l’Ordre de la Couronne” pelo Rei Alberto II da Bélgica.
Autor dos livros “Erro como Vício da Vontade”, “Dano à Pessoa e sua Indenização”, “O Direito e a Arte – Uma coletânea”, “O Direito e a Filatelia – A arte dos selos”, é conferencista, tendo participado em Conferências da International Bar Association: 50th Anniversary Celebration, Nova Iorque, EUA (1977); Nova Delhi, Índia (1977); Integration and Infrastructure in the Américas, Rio de Janeiro, Brasil (1998); the 2000 Conference, Amsterdam, Holanda (2000); 44º Congresso da Union International des Avocats, Buenos Aires, Argentina (2000) e São Francisco, EUA (2003). Foi fundador e primeiro presidente da Academia Paranaense de Letras Jurídicas.
Incentivadora da cultura - Desde o ano passado, Regina Casillo integra a Academia Paranaense de Letras, onde ocupa a cadeira número 9, cujo patrono leva o nome de Euphrasio Correia. Ela é também editora literária e galerista, além de fundadora e diretora do Solar do Rosário, uma das principais referências culturais da cidade de Curitiba, em funcionamento há mais de três décadas. Inaugurado em 1992, o espaço localizado no centro de Curitiba, tem por objetivo regimental a promoção da cidadania através da difusão da arte e da cultura no estado do Paraná. Esse centro, dedicado à preservação histórica e ao incentivo das artes, iniciou sua trajetória num casarão do Largo da Ordem transformado em referência cultural. Hoje, em novo endereço, é dirigido por Regina juntamente com a filha Lucia Casillo Malucelli, jornalista e produtora cultural. Sempre de olho na expansão da cultura, a advogada idealizou, por exemplo, os ônibus-palco e ônibus-museu, programas que levam cultura e arte para os diversos cantos da Capital paranaense. Ela é ainda mestre em Direito Empresarial pela FGV/RJ e foi professora de Direito Romano na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Formada pela PUC do Rio, se especializou em Advocacia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Exerceu o Direito até 1970, quando casou e mudou para a Capital do estado.
Prestigiaram a dupla homenagem o vice-governador Darci Piana; a deputada Flávia Francischini (União); o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade, representando o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR); a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, gestora nacional do programa de combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem da Justiça do Trabalho, representando o desembargador Célio Horst Waldraff, presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 9ª Região (TRT); o embaixador Celso Santiago Riquelme, cônsul-geral do Paraguai em Curitiba; e Marta Olkowska, cônsul-geral da república da Polônia em Curitiba; bem como, inúmeras lideranças empresariais, familiares e amigos. A cerimônia contou ainda com a participação da primeira orquestra brasileira profissional exclusivamente feminina, a curitibana Ladies Ensemble, que têm direção artística e musical de Fabíola Bach Akel. Ladies têm como casa o auditório Regina Casillo, que faz parte da estrutura do Solar do Rosário.
Fonte: Assembleia Legislativa do Paraná.