Animação idealizada por mestranda da UFPR amplia consciência sobre violência contra mulher 02/12/2024 - 13:54
Uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde (PPGPCS), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) resultou na produção de uma tecnologia social em formato de vídeo para a prevenção e identificação da violência contra a mulher. A iniciativa foi desenvolvida pela mestranda Eliane Minhuk de Lima em colaboração com 16 trabalhadoras de unidades básicas de saúde de Colombo.
A orientadora do trabalho e professora do PPGPCS, Laura Macedo, explica que uma tecnologia social é produto ou uma metodologia que surge da interação entre o conhecimento científico e o saber popular, com intuito de resolver problemas sociais. Após um círculo de cultura, que é uma estratégia freiriana, este grupo de participantes construiu um vídeo de animação de abordagem leve que compara as mulheres a flores e a pedras preciosas e os agressores a ervas daninhas.
“Nós adotamos essa metáfora pois as participantes usaram codinomes de flores ou de pedras preciosas durante a coleta de dados e, ao final dessa etapa, fizemos alusão a um jardim, então decidimos que as personagens deveriam remeter a esse jardim de mulheres que luta contra a violência todos os dias, seja atendendo pessoas nos serviços de saúde, nas escolas, nas famílias ou nas igrejas”, revela Eliane.
Segundo a idealizadora, o intuito da ferramenta é fazer com que mulheres que estejam sendo vítimas de violência percebam o que está acontecendo e encorajem-se para buscar ajuda. “Queremos que seja um vídeo para ser usado com todas as faixas etárias e com pessoas de todos os graus de escolaridade, inclusive que suscite a reflexão entre os profissionais de saúde.
Para que o material se torne ainda mais abrangente e alcance mais pessoas, o próximo passo será traduzi-lo para a língua indígena guarani. “Esperamos que as pessoas se apropriem do vídeo, reconheçam-se nele, compartilhem e o utilizem como ferramenta de mudança de um comportamento que impacta seriamente a sociedade não só na dimensão da saúde, mas da justiça e da dignidade humana”, finaliza Laura.
O vídeo, financiado pelo programa Capes/Cofen e registrado na Agência Nacional de Cinema (Ancine), foi apresentado durante o 19° Seminário Nacional de Diretrizes para Educação, que ocorreu em 13 de novembro, ocasião em que recebeu menção honrosa. A animação está disponível para acesso gratuito no YouTube e já possui mais de 1600 visualizações.
Assista:
Fonte: UFPR