Aumenta 42% o número de procuradorias da mulher no Paraná 26/06/2024 - 14:04

O número de Procuradorias da Mulher no Paraná aumentou 42% entre 2019 e 2024, passando de 113 para 161 unidades. Esse crescimento foi promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que busca fortalecer a proteção e o empoderamento feminino em todo o estado, ampliando a rede de apoio e defesa dos direitos das mulheres.

As recentes inaugurações das Procuradoria em Piraquara e Itapejara D’Oeste reforçam o compromisso contínuo da Alep com a pauta feminina em todo o território estadual, posicionando o estado como referência na igualdade social. Com esses números, o Paraná se destaca nacionalmente com o maior número de procuradorias da mulher.

Para Cloara Pinheiro, deputada estadual e procuradora especial da mulher da Alep, este trabalho é crucial para a proteção das mulheres. “É fundamental destacar o papel dessas Procuradorias como espaços de acolhimento, orientação e defesa das mulheres em situação de vulnerabilidade. Elas representam uma rede de apoio essencial, onde as mulheres podem encontrar suporte e encorajamento para superar desafios e buscar justiça”, ressalta Cloara.

Desde julho de 2019, quando a Alep estabeleceu a Procuradoria Especial da Mulher, foram realizados mais de 2 mil atendimentos, oferecendo assistência às vítimas, orientações às procuradoras municipais e funcionárias.

Fonte: Alep