Equipamentos culturais do Estado preparam programação do Mês da Consciência Negra 14/11/2024 - 13:45
No mês de novembro é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que se tornou feriado nacional a partir de 2024. Para celebrar a data, os equipamentos culturais do Estado prepararam uma série de atividades que reforçam a importância da identidade negra e a história que construíram na sociedade.
Cine Adélia – No dia 29 de novembro, às 18h30 o Cineclube Cine Adélia encerra seu ciclo de exibições com uma sessão especial de cinema e debate, que ocorrerá no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC). Terá exibições de "Pataki" (2018), de Everlane Moraes; "De um lado do Atlântico" (2020), de Milena Manfredini, e "Mal Di Mare" (2021), de João Vieira Torres. Após a exibição, haverá debate mediado pelas curadoras do Cine Adélia, com interpretação em Libras.
Em novembro, Mês da Consciência Negra, o Museu Paranaense (MUPA) celebra a cultura afro-brasileira e evidencia as resistências contra a discriminação racial, preparando um circuito especial de visitas guiadas chamado “Deste lugar de onde vejo”, criando novos diálogos entre as exposições em cartaz. As mediações, para todas as idades, perpassam a ancestralidade, cultura e resistências no povo negro, evocando questões importantes para refletir sobre o museu como um espaço de produção de memórias e cultivo de uma sociedade mais justa, inclusiva e antirracista.
As mediações acontecem aos finais de semana, nos sábados, dias 23 e 30, e domingos, dias 17 e 24 de novembro. Aos sábados, as visitas iniciam às 14h30 e aos domingos às 11h. O circuito tem duração de 1h30, é gratuito e não necessita inscrição prévia para participar. Entrada gratuita.
Programação especial Novembro Negro – Para marcar o mês da Consciência Negra, a BPP vai promover uma série de eventos especiais. Algumas atividades ainda estão com datas e horários em definição e serão divulgadas em breve nos canais de comunicação da Biblioteca Pública do Paraná e da Secretaria de Cultura.
Estante Afro Maria Águeda – Monumento que reúne mais de 500 títulos de temática e autoria negra, permanece no Hall Térreo da Biblioteca, um espaço com maior visibilidade. As obras, com curadoria da Editora Humaita, estão disponíveis para empréstimo ou consulta local.
Roda de conversa com Rei Seely e Richard Roch – Os escritores conversam sobre a valorização da cultura e literatura haitiana, com mediação da escritora e tradutora Julia Raiz. É na terça-feira, dia 19, às 17h, no Hall Térreo.
Lançamento de quatro livros de integrantes do coletivo Pretas com Poesia – No dia 27 de novembro, às 18h, o coletivo Pretas com Poesia relança os livros “Pretas com Poesia”, “Prima Mulier”, de Jô Macario, e lança “A Mulher de Mil Nomes”, de Sueli Crespa, e “Cemitério de Coisas Vivas”, de Evelin Moreira.
Ler junto – Os encontros acontecem todas às segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 18, para marcar o mês da consciência negra, é “Pai contra Mãe”, de Machado de Assis, no Auditório da BPP.
Exposição "Segredos da Cor" – A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até janeiro de 2015 na Sala Rotativa. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entre as peças estão oito estandartes que desconstroem a herança colonial e oferecem um novo olhar sobre a sociedade brasileira. Cecifrance ressignifica esses emblemas, tornando-os instrumentos de luta antirracista. Entrada Gratuita.
Profice
"Joaquim, negra sim!" – O livro escrito por Jester Furtado e ilustrado por Hannah Abranches é voltado ao público infanto juvenil e narra as primeiras experiências de relacionamento afrocentrado do jovem Joaquim. A publicação tem incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). Os exemplares são gratuitos e estão disponíveis na Secretaria de Estado da Cultura, na sala da Coordenação de Fomento e Incentivo à Cultura (CFIC).
Endereços:
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Fonte: AEN