Paraná Bom de Bola 2024 tem 110 atletas mulheres a mais que a edição do ano passado 09/05/2024 - 09:15

A edição 2024 do Paraná Bom de Bola tem 110 atletas mulheres a mais do que a edição anterior do campeonato. Em 2023 havia 682 mulheres na competição de futebol de campo, enquanto neste ano existem 792 inscritas, o que demonstra o interesse feminino no esporte.

O aumento no número de jogadoras representa acréscimo de 16% na comparação com o ano passado. Este ano, o torneio conta com 36 equipes femininas, enquanto no ano passado havia 31.

As mulheres participam da categoria 15+, que engloba adolescentes a partir de 15 anos até mulheres de qualquer idade.

CAMPEONATO- O Paraná Bom de Bola é uma competição lançada em 2021, exclusiva de futebol de campo, organizada pelo Governo do Estado e disputada em diversas categorias.

Neste ano, além das 36 equipes femininas, também participam 345 times masculinos divididos nas categorias sub-16, sub-20 e 50+, totalizando mais de 10 mil inscritos de 208 municípios paranaenses.

O campeonato abriu o calendário de jogos oficiais da Secretaria de Estado do Esporte com disputas em 12 regionais do estado. A competição iniciou em abril e se divide em três fases: regional, macrorregional e finais.

Os primeiros jogos da fase regional aconteceram entre os dias 25 e 28 de abril, e nela foram classificadas as equipes de Piraquara, Arapoti, Maringá, Chopinzinho, Rebouças e Ouro Verde do Oeste.

DE OLHO NO LANCE- Hoje (9) iniciam os últimos jogos da fase regional, que seguem até domingo (12). Mais seis times serão selecionados para a fase seguinte.

Nessa primeira fase do campeonato os times de cada grupo jogam entre si e apenas os dois primeiros de cada regional são classificados. Assim, os 24 classificados avançam para a fase macrorregional, que ocorrerá em Guarapuava, Cornélio Procópio, Paraíso do Norte e Capanema, entre os dias 25 e 28 de julho. As finais estão agendadas para duas datas, de 12 a 15 e de 27 a 29 de setembro, em Arapongas.

DISPUTA- Os primeiros jogos da competição já revelaram alguns times femininos. A vitória da equipe feminina de Piraquara no Paraná Bom de Bola foi uma conquista impressionante, vencendo por 3x0 contra Araucária na fase regional do torneio, o que garantiu a passagem para a próxima fase.

Entre as atletas que se destacam, encontra-se a veterana Rosimeire Bordin, mais conhecida como “Polaca”, da cidade de Japurá. Aos 51 anos, ela não apenas lidera sua equipe, mas também inspira outras atletas a nunca desistirem de seus objetivos. “Apesar da idade, ainda me sinto muito motivada pela oportunidade de contribuir com o futebol feminino da minha cidade e incentivar essas jovens a continuarem praticando esportes”, disse a atleta em entrevista à Secretaria de Esportes.

PROTAGONISMO- Além das atletas, outro destaque do campo foi a árbitra Cláudia Micheli Trancoso, que faz parte da arbitragem do futebol de campo há 12 anos, e 14 anos no futsal. Ela já foi atleta da seleção brasileira e do time espanhol Real Murcia. “Eu entrei na seleção principal com 16 anos. Joguei com a geração que antecede a da Marta. A galera da Formiga, Elane, Sissi, Maravilha, Simone Jatobá, Tânia Maranhão, Márcia Taffarel, Rosilane Camargo Motta, conhecida como Fanta. E isso começou com o Saad Esporte Clube, um dos principais times brasileiros, em São Paulo”, comenta.