Promovido pela Cultura, Movimenta Preta reflete sobre racismo e representatividade 03/07/2023 - 15:34

foto movimenta preta
Foto: Kraw Penas/SEEC

 

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) dá início em 2023 ao Movimenta Preta, que reúne a programação das instituições culturais em torno das discussões sobre o lugar e a representatividade da mulher preta em nossa cultura. O Movimenta Preta faz parte das atividades do Núcleo de Políticas Afirmativas da SEEC. “Essa é a primeira vez que consolidamos uma programação em torno do tema com várias instituições participantes. A ideia é que o Movimenta Preta cresça a cada ano e se torne um período em que refletimos sobre as desigualdades e violências em relação a esse público”, afirma Mariana Lopes, assessora de políticas afirmativas da SEEC. 

CONTEXTO - No dia 25 de julho é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Tereza de Benguela foi uma líder do quilombo Quariterê que viveu no século XVIII. Depois da morte do companheiro José Piolho, Tereza se tornou a rainha do quilombo e por meio de sua liderança a comunidade resistiu à escravidão por duas décadas. Em 1770, o quilombo foi destruído pelas forças do governador da capitania do Mato Grosso, Luiz Pinto de Souza Coutinho. Parte da  população (79 negros e 30 índios) foi assassinada e outra, aprisionada.

A data é um marco na luta contra o racismo e uma oportunidade para trazer o tema à tona, pois os dados sobre violência e desigualdade demonstram a realidade que atinge a população negra, principalmente mulheres. De acordo com a Associação de Mujeres Afro, na América Latina e no Caribe, 200 milhões de pessoas (54% da população) se identificam como negras. E  tanto no Brasil quanto no exterior esse grupo é o que mais sofre com as desigualdades socioeconômicas e raciais.

PROGRAMAÇÃO - Entre os destaques estão atividades e espetáculos do Julho das Pretas no Museu Paranaense, a visibilidade da pauta negra com a sessão do Cine Adélia na Biblioteca, além de uma aula de dança especial oferecida pelo Teatro Guaíra.

Biblioteca Pública do Paraná (BPP) - Cinema Coletivo Adélia - Sessão do cineclube itinerante voltado para a discussão de temáticas negras. Sexta-feira, dia 21/07, às 18 horas, no auditório.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) - Oficina de crochê “Fazeduras Têxteis: crochê, costura e conversa” com a artista Eliana Brasil. Aliada à prática, o objetivo é que cada participante fale sobre as memórias e sensações que o crochê desperta.
Quinta-feira, 06/07, das 15h às 17h. Atividade aberta ao público em geral.

Interessados podem de inscrever neste formulário. Limite de 30 vagas.

Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) - Oficina de crochê “Fazeduras Têxteis: crochê, costura e conversa” com a artista Eliana Brasil. Aliada à prática, o objetivo é que cada participante fale sobre as memórias e sensações que o crochê desperta.
Terça-feira, 04/07, das 15h às 17h. Atividade direcionada aos alunos, pais e responsáveis vinculados ao CJAP, que podem de inscrever no formulário deste link. Limite de 30 vagas.

Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) - Mesa-redonda com a temática “Sexualidades Dissidentes”. A proposta é trazer mulheres pretas para um debate sobre a relação entre raça e gênero.

Quinta-feira, dia 13/07, às 17 horas.

Museu Paranaense (MUPA) - Ao longo deste mês o museu realiza uma programação gratuita e aberta a todos os públicos com diversas atividades e espetáculos com o evento Julho das Pretas.

Domingos, dias 16 e 23/07, das 11h às 16h - Música, teatro, poesia, cultura tradicional e cultura de rua.

Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) - Aula de ballet com a professora e bailarina Luana Nery. A atividade acontece com foco no empoderamento de mulheres e meninas pretas através da dança.

Sexta-feira, dia 07/07, das 13 às 14 horas. Para participar, as interessadas e os interessados de todas as idades podem se inscrever até às 17h do dia 05/07 no e-mail assessoriaespecial.paseecpr@gmail.com, enviando: Nome, Idade, RG e informando o seu vínculo com a Secretaria da Cultura, sendo colaborador ou público externo. Limite de 25 vagas. 

Entrada pelo Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra), na rua Amintas de Barros, sem número.

Endereços: 

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3222-8262

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3232-9113

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3304-3300

Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG)

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba – PR

GALERIA DE IMAGENS