Seap destaca história das mulheres na publicação “Raízes Paranaenses” 14/06/2024 - 12:42

A Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Paraná (Seap) celebra, neste mês de junho, a história e o impacto das mulheres na política paranaense. O material "Raízes Paranaenses" destaca figuras inspiradoras e o papel fundamental delas na assistência social, educação e promoção de valores cívicos. Para conferir o material completo clique neste link.

Nesta edição, é destacada a história de Rosy de Macedo Pinheiro Lima, que foi a primeira mulher a ter voz na política paranaense ao assumir como deputada estadual pela União Democrática Nacional (UDN) em 1947, aos 33 anos. Rosy não apenas quebrou barreiras, mas também foi uma defensora incansável dos direitos das mulheres e das causas sociais, marcando uma era de mudanças significativas no estado.

É retratada ainda na publicação a trajetória de Dalila de Castro Lacerda, natural de Ponta Grossa. Ela foi a fundadora da Liga das Senhoras Católicas do Estado e da Casa da Estudante Universitária de Curitiba. Além disso, Dalila desempenhou um papel crucial como membra do Conselho de Assistência Social do Paraná e como diretora executiva dessa organização ao longo de toda a vida. Em reconhecimento ao seu trabalho, essa figura inspiradora foi homenageada como Cidadã Benemérita do Paraná em 1973.

A Seap, em parceria com o Arquivo Público do Paraná, responsável pela curadoria do acervo histórico do estado, trabalha não apenas na preservação, mas também na divulgação da herança cultural e política. Fundado em 1854, o Arquivo Público desempenha papel fundamental na proteção de documentos que contam a trajetória do Paraná, oferecendo acesso à informação histórica para estudiosos, pesquisadores e o público em geral.