Unicentro e Governo do Estado do Paraná lançam projeto “Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino” 08/07/2024 - 14:26
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou nesta quinta-feira (3), o lançamento da Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (CEEF – Unicentro). A cerimônia oficializa a parceria firmada com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (Semipi) que permite a realização de ações da Ceef, entre 2024 e 2025, em 23 municípios paranaenses . A partir da formalização da parceria para as ações da cátedra, serão ofertados cursos para formação ou aperfeiçoamento profissional, além de atendimento multiprofissional, a fim de propiciar às mulheres em vulnerabilidade mais autonomia, em especial para romper ciclo de violência doméstica. “O projeto está se encaminhando dentro do âmbito de uma política pública. Desde o início até agora já absorvemos um impacto positivo e, agora, temos a estimativa de atender mais de 10 mil mulheres”, comenta a coordenadora-geral do projeto, professora Loide Andréa Salache. “Trabalhamos, principalmente, no sentido de efetivar empoderamento da mulher, fazer um resgate da autoestima, trazer a questão dessa visão de mulher empreendedora, aquela mulher que realmente vai ter uma possibilidade de mudar a sua história de vida pela participação nesse nosso projeto”, acrescenta.
A assinatura do termo de cooperação entre a Semipi e a universidade, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (FAU), é resultado do processo de formulação de políticas públicas delineado pela secretaria de estado. “Quem ganha com essa ampliação do projeto são as mulheres paranaenses porque nós precisamos instituir políticas que promovam a igualdade. Mas, como tratar com igualdade aquelas que, durante tanto tempo, não tiveram uma oportunidade?”, reflete a deputada federal e secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. “Nosso novo programa agora será implementado em 23 municípios do Paraná, com o alcance de, pelo menos, mais de 10 mil mulheres. Sabemos que não são só as mulheres que vão ser beneficiadas, são suas famílias, suas comunidades e quando uma mulher prospera, tudo prospera. É isso que buscamos por meio dessa parceria – promover prosperidade para as mulheres paranaenses”, reforça a deputada.
A parceria tem como objetivo proporcionar aos grupos menos favorecidos a redução das desigualdades e o acesso ao desenvolvimento econômico e social. Para isso, o trabalho será baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) por meio de ações multidisciplinares que priorizam o papel estratégico da educação e das políticas públicas. “É um projeto de extrema relevância que vai trabalhar nos municípios da região de abrangência da universidade. É função da universidade o apoio à execução de políticas públicas e a Secretaria da Mulher, liderada pela Secretária Leandre, conseguiu enxergar o potencial desse projeto e o transformou em um projeto de política pública da secretaria com um braço de execução da universidade. Então, sem dúvida nenhuma, é uma soma de esforços em que toda a sociedade da região vai ganhar”, avalia o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona.
O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, destacou a trajetória de avanços alcançada pela Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, ressaltando também a importância da universidade na implementação de políticas públicas direcionadas à comunidade. “É um projeto que iniciou com muito cuidado para que as coisas acontecessem e tem prosperado muito, tem ajudado muitas mulheres”, destaca. “Agora, com a Secretaria da Mulher e da Pessoa Idosa, nós reafirmamos o apoio à extensão, que é um dos tripés da nossa universidade. Para nós, é uma satisfação muito grande poder mostrar o grande papel que a universidade faz, que é o de transformar vidas”, acrescenta.
O vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, ressaltou que, com essa parceria, o projeto tem o potencial de gerar impactos positivos ainda maiores nos municípios abrangidos. “Essa parceria é fundamental para que a universidade possa mostrar a sua ideia, o seu caminho, o seu atendimento à necessidade da população, principalmente daqueles que precisam. É um trabalho que permite que a mulher que esteja em vulnerabilidade possa ter uma possibilidade de melhoria, de utilizar as suas habilidades, as suas qualidades, os seus conhecimentos para poder empreender, ter recursos e ter uma nova vida”, avalia o vice-reitor.
Termo de Adesão – Durante a cerimônia foi realizada a entrega do termo de adesão que envolve 23 prefeituras de municípios paranaenses e permite a atuação da Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino. Também foi feita a entrega de um cheque referente ao Fundo da Mulher para o custeio da implantação da Cátedra nos municípios. “A universidade estende à sociedade mais um programa, mais um projeto de extensão, que certamente faz a diferença lá na ponta da vida das pessoas em comunidade, em especial as mulheres mais vulneráveis”, ressalta o prefeito do município de Coronel Vivida, Anderson Barreto, que falou em nome da Associação dos Municípios do Paraná.
Receberam o documento os prefeitos ou representantes dos municípios de Campina do Simão; Candói; Cantagalo; Chopinzinho; Coronel Vivida; Goioxim; Guamiranga; Guarapuava; Imbituva; Inácio Martins; Irati; Laranjeiras do Sul; Mangueirinha; Manoel Ribas; Pato Branco; Pinhão; Pitanga; Prudentópolis; Rebouças; Rio Azul; Santa Maria do Oeste; São Mateus do Sul; e Turvo.
Autoridades Presentes – A cerimônia contou com a presença da comunidade acadêmica da Unicentro e de autoridades municipais e estaduais, entre eles, o coordenador do Programa Mulher Segura Paraná, delegado Leonardo Bueno Carneiro; o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro, FAU, Paulo Sérgio Syritiuk; a vereadora Bruna Spitzner, de Guarapuava; as secretárias municipais de Serviço Social; as secretárias municipais da Mulher; além dos prefeitos e representantes dos municípios que aderiram ao projeto.
Sobre a Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (Ceef) – Desenvolvida na Unicentro desde 2022, a Ceef tem como objetivo oferecer um atendimento holístico e multiprofissional às mulheres. O suporte é feito por meio de cursos gratuitos, planejados para auxiliar as participantes na construção de um projeto de vida com foco no empoderamento e no empreendedorismo. Do início até agora, as ações desenvolvidas já beneficiaram mais de três mil mulheres.
Fonte: Unicentro