SEGURANÇA
Nesta seção você encontra informações de como buscar o atendimento profissional para qualquer tipo de situação de violência contra a mulher.
Se o crime está acontecendo no momento ou ocorreu há pouco, a vítima deve acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 ou comparecer a uma Delegacia da PCPR, por meio das delegacias da mulher e, nos municípios onde não houver delegacia especializada, buscar ajuda na unidade mais próxima da residência onde mora.
Ao chegar na delegacia, a vítima deverá ser identificada. A primeira providência a ser tomada pelos policiais é a proteção à mulher e aos seus familiares e, se necessário, a vítima será encaminhada ao hospital, ao posto de saúde ou ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar exames e medidas relativas à preservação de sua saúde.
E lembre-se sempre: VIOLÊNCIA CONTRA MULHER É CRIME. DENUNCIE.
Lista de serviços
VIOLÊNCIA
CONTRA A MULHER
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) dedica atenção especial ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica, familiar ou sexual. O objetivo é que as mulheres sejam atendidas com a atenção e o cuidado devidos neste tipo de situação.
Fonte: Polícia Civil – PCPR
DENUNCIAR VIOLÊNCIA FÍSICA OU
SEXUAL CONTRA A MULHER
Aqui você encontra informações do que pode ser considerado como violência física e sexual contra a mulher, quais são os lugares que oferecem pontos de apoio e proteção, como denunciar situações de violência contra a mulher e quem pode denunciar.
Fonte: SESP/PR
DENUNCIAR VIOLÊNCIA PATRIMONIAL, MORAL OU PSICOLÓGICA CONTRA A MULHER
Aqui você encontra informações do que pode ser considerado como violência patrimonial, moral ou psicológica contra a mulher, quais são os lugares que oferecem pontos de apoio e proteção, e como denunciar este tipo de situação.
Fonte: SESP/PR
REGISTRAR BOLETIM DE OCORRÊNCIA DE
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E
FAMILIAR CONTRA MULHER
Este é o serviço da Polícia Civil do Paraná (PCPR) que permite registrar Boletins de Ocorrência (BOs) on-line dos crimes de lesão corporal (violência doméstica), ameaça, injúria, calúnia, difamação e contravenção cometidos contra mulher, nos termos da Lei Maria da Penha (ambiente doméstico e familiar). Saiba todos os procedimentos de como fazê-lo aqui.
Fonte: Polícia Civil – PCPR
DELEGACIAS DA
MULHER NO PARANÁ
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) dedica atenção especial ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica, familiar ou sexual. A capacitação e o treinamento dos policiais civis é o ponto de partida para isto. O objetivo é que as mulheres sejam atendidas com o profissionalismo, a atenção e o cuidado devidos neste tipo de situação.
Fonte: Polícia Civil – PCPR
DISQUE DENÚNCIAS
181
Além do tradicional número de telefone 181, no Paraná é possível fazer denúncias também pela internet, em um ambiente seguro. Não há necessidade de se identificar e a certificação digital do site garante o sigilo das informações e dá tranquilidade para quem utilizar o serviço.
Fonte: Polícia Militar do Paraná – PMPR
APP 190PR
Este aplicativo permite que os usuários acionem a Polícia Militar em situações emergenciais, sem ligação telefônica. Saiba como instalá-lo.
Fonte: Polícia Militar do Paraná – PMPR
BOTÃO DO PÂNICO
É um serviço disponibilizado às mulheres que possuem medidas protetivas. Pelo aplicativo 190, da Polícia Militar do Paraná, é possível acionar rapidamente os órgãos de Segurança Pública.
Fonte: Polícia Militar do Paraná – PMPR